O Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (SINCE) é um evento promovido pelo Cofecon e organizado pelo Corecon/SC, cujas discussões ocorrem, prioritariamente, em torno da atuação dos Conselhos Regionais de Economia e a economia brasileira.
A programação do Since 2024 está prevista para os dias 16 a 18 de outubro e, além das palestras e debates, teremos também comemoração em Homenagem aos 60 anos do Corecon-SC. Venha, participe, colabore!
Palestra Magna com o Economista Gesner Oliveira | Como estimular a infraestrutura e abordar as mudanças climáticas
Gesner Oliveira é sócio da GO Associados e Professor da FGV, onde coordena o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais, ex-presidente da Sabesp.
Phd em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley).
Foi Presidente da Sabesp (2007-11), Presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) (1996-2000), Secretário Adjunto de Política Econômica (1993-94) e Secretário de Acompanhamento Econômico (1995) do Ministério da Fazenda.
É membro independente de Conselhos de Administração de várias empresas e Diretor do Departamento de Infraestrutura da FIESP. É certificado para Conselho de Administração (CCA) e para Membro de Comitê de Auditoria (CCoAud) ambos pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
-Membro do Conselho Consultivo de Políticas e Ações Climáticas da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas – SECLIMA, da Secretaria de Governo Municipal
-Em março de 2021, publicou "Nem negacionismo, Nem Apocalipse - Economia do Meio Ambiente: uma perspectiva brasileira", com Artur Ferreira e venceu o Prêmio Jabuti na categoria Economia Criativa.
GT 1: Formação, aperfeiçoamento profissional e mercado de trabalho do economista
Coordenação: Maria de Fátima Miranda – Conselheira Federal do Cofecon
Maria de Fátima Miranda foi professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG no período de 1983 a 2015. Especialista em gerência econômico-financeira e mestre em Ciências Sociais Aplicadas. Foi Presidente do Conselho Regional de Economia do Paraná em 2010, 2011 e 2017. É consultora na área de Gerência Econômico-Financeira e Conselheira do Cofecon.
Relatora 1: Mônica Beraldo
Mônica Beraldo é economista, com pós-graduação em Engenharia Econômica e Economia Mineral. Economista aposentada da Agência Nacional de Mineração/ANM, com trabalhos publicados sobre os minerais Zircônio e Terras Raras. Estudo de mercado de minerais / Conselho Administrativo de Defesa Econômica / CADE. Perícia e Cálculos Judiciais/precatórios da Advocacia Geral da União/AGU. Presidente do Conselho Regional de Economia do DF/ Corecon/DF.
Relatora 2: Josélia Souza de Brito
Josélia Souza de Brito é mestre em Desenvolvimento Regional e Gestão de Empreendimentos Locais pela UFS, Especialista em Contabilidade Pública e Lei de Responsabilidade pela UNINTER, cursando pós-graduação em Direito Público pela Faculdade de Direito 8 de Julho, é economista – CORECON: 1288, formada pela UFS, advogada – OAB: 15.295, formada pela Estácio de Sergipe, e técnica em contabilidade – CRC: 7339/O-0, pelo Colégio Senhor do Bomfim, possui habilitação para atuar com Perita Econômico-Financeira – CNPEF: 493. Atualmente é conselheira regional do Conselho Regional de Economia, conselheira federal-suplente do Conselho Federal de Economia, tendo sido presidente do regional em 2023 e agraciada com a Medalha do Mérito Econômico em 2021. Diretora Financeira desta Defensoria e membro da Comissão de Enfrentamento a Desigualdade Social e ao Racismo Estrutural da DPE.
Debatedora: Janine Alves
Economista, doutora em Gestão do Conhecimento, Conselheira Efetiva do Corecon-SC, colunista do Portal Making Of, vice-líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (Interdisciplinary research group on knowledge, learning and organizational memory), núcleo de excelência em pesquisa científica e tecnológica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento e ao Programa de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Trabalhou como: professora da UFSC e Univali; colunista de economia do Grupo ND - Record (Jornal Notícias do Dia e NDTV); analista de economia na RBS TV (Jornal do Almoço e News); NSC - Diário Catarinense; colunista da Revista de Gestão Empresarial da Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina - FACISC; Consultora para a CIP Consultores – Espanha; Diretora do Escritório do Governo da Galicia – Xunta de Galicia/Espanha para a América Latina, Diretora de Integração Internacional e Consultora de Economia do Governo de Santa Catarina (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Assuntos Internacionais), livros, artigos científicos publicados, etc.
Tema 1: A importância do Economista na docência universitária
Tema 2: Mercado Financeiro - uma atividade fascinante para o Economista
Tema 3: A atuação do Economista no setor Público
Tema 4: O papel do Economista no Meio Ambiente para o Desenvolvimento Sustentável
Tema 5: Diretriz Nacional de Educação do curso de Economia
Tema 6: O Economista na Perícia Econômico-Financeira
GT 2: Aperfeiçoamento do Sistema Cofecon/Corecons
Tema: Participação e representatividade dos Conselhos Regionais de Economia no Sistema Cofecon/Corecons
Coordenação: Paulo Roberto Polli Lobo – Conselheiro Federal do Cofecon
Paulo Roberto Polli Lobo é graduado em Ciências Econômicas pela UFSC e MBA em gestão empresarial pela Fundação Dom Cabral. Foi empregado das Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC), tendo exercido cargo de assistente da Diretoria Econômico-Financeira no período de 1999 a 2002. Exerceu a atividade de conselheiro (fiscal) de diversas entidades.
Relator 1 e Expositor: Júlio Miragaya
Júlio Miragaya é economista que atua como consultor. Graduado em economia pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, mestre em Gestão Territorial e doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília. Foi diretor técnico e de atendimento do Sebrae/DF; presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e coordenador geral de planejamento e gestão territorial da Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional.
Relator 2 e Expositor: Carlos Roberto de Castro
Carlos Roberto de Castro é graduado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP), foi professor e chefe de departamento da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), professor de Contabilidade Social e de Desenvolvimento Socioeconômico na Faculdade de Economia São Luiz, foi presidente do Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP), e do Conselho Federal de Economia (Cofecon). Sempre trabalhando na iniciativa privada, foi economista do Departamento de Economia da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT) e Diretor Executivo da Associação Brasileira de Fibras Artificiais e Sintéticas (Abrafas).
GT 3: Estrutura e conjuntura econômica, política e social do Brasil
Coordenação: Clovis Benoni Meurer – Conselheiro Federal do Cofecon
Economista e Administrador de Empresas, com especialização em Private Equity e Venture Capital. Possui mais de 30 anos de experiência na atividade de investimentos e em serviços financeiros, liderando mais de 100 operações, com conhecimento em diversos setores, além da estruturação e captação de mais de 10 Fundos. Atualmente é conselheiro no Cofecon.
Relator 1: Heric Santos Hossoé
Economista com mestrado e doutorado em Políticas Públicas sendo todos os cursos realizados na Universidade Federal do Maranhão. Além disso realizou aperfeiçoamento em Didática Universitária pela Escola de Negócios Excellence (ENE). É professor na Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é conselheiro no Cofecon.
Relatora 2: Kerssia Preda Kamenach
Economista com mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Goiás e doutoranda pela Universidade de Brasília. É integrante do Grupo de Pesquisa Macroeconomia Estruturalista do Desenvolvimento. Presidiu o Corecon-GO em 2022 e 2023, além de ser Conselheira do Cofecon.
Relator 3: Ario Maro
Economista com mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento e Desenvolvimento Econômico. Atualmente é conselheiro do Corecon-MG.
Região Sul
Região Centro-Oeste
Região Nordeste
Expositor 2: Heric Santos Hossoé
Economista com mestrado e doutorado em Políticas Públicas sendo todos os cursos realizados na Universidade Federal do Maranhão. Além disso realizou aperfeiçoamento em Didática Universitária pela Escola de Negócios Excellence (ENE). É professor na Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é conselheiro no Cofecon.
Região Norte
Região Sudeste
Expositor 2: Wallace Marcelino Pereira
Economista, Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (CEDEPLAR/UFMG), com passagem pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL/ONU) e pelo Centre of Latina American Studies, da University of Cambridge – Reino Unido. Mestre em Economia da Indústria e Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Departamento de Economia da UFPA.
Fórum da Mulher Economista e da DiversidadeFórum da Mulher Economista e da Diversidade
Tema: Mulheres economistas e as carreiras do futuro: Um debate sobre pesquisa, inovação e diversidade
Coordenação 1: Tania Cristina
Graduada em ciências econômicas pela PUC-MG, mestre em ciência política pela UFMG e doutora em economia aplicada pela Universidade de Valencia. Atualmente, é professora adjunta na PUC-MG e na Universidade de Valencia, coordenadora do Nutra/Proex-PUC Minas, conselheira federal do Cofecon, onde coordena a Comissão Responsabilidade Social e Economia Solidária, além de exer5cer a vice-coordenação da Comissão Mulher Economista e Diversidade.
Coordenação 2: Teresinha de Jesus Ferreira da Silva
Economista pela Universidade Federal Do Piauí (Ufpi), com mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Servidora da Prefeitura Municipal de Teresina há mais de 30 anos. Exerceu o cargo de Assessora Técnica na Secretaria de Planejamento do Estado por oito anos. É superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Piauí e conselheira federal do Cofecon, onde coordena a Comissão Mulher Economista e Diversidade.
Abertura: Valquíria Aparecida Assis
Economista pelo Centro Universitário Newton Paiva, especialista em Economia do Trabalho e Sindicalismo pelo Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestranda em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal). É ex-presidente do Sindicato dos Economistas de Minas Gerais (Sindecon-MG), além de presidir o Corecon-MG.
Expositora 1: Ana Cláudia Arruda
Doutora em planejamento regional e urbano pela UFPE e mestre em economia pelo Cedeplar/UFMG. Com uma carreira de mais de 20 anos no Sebrae na área de planejamento e gestão estratégica, atualmente é professora adjunta no departamento de economia da Universidade Católica De Pernambuco (UNICAP) e coordena o MBA de Economia E Negócios Da Católica Business School. Ana também é conselheira federal do Cofecon e vice-presidente do Corecon-PE.
Expositora 2: Bianca Lopes de Andrade Rodrigues
Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Técnica em Aquicultura pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Foi Presidente e Vice-Presidente do Conselho Regional de Economia de Rondônia (Corecon-RO) também foi Conselheira Federal e vice-presidente do Cofecon. Tem experiência em gestão de políticas públicas, planejamento e finanças públicas, elaboração de planos de desenvolvimento regional e projetos de viabilidade econômica. Atualmente atua no setor empresarial promovendo abertura de novos mercados consumidores para indústrias alimentícias localizadas em Rondônia.
Expositora 3: Janine Alves
Economista, doutora em Gestão do Conhecimento, Conselheira Efetiva do Corecon-SC, colunista do Portal Making Of, vice-líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (Interdisciplinary research group on knowledge, learning and organizational memory), núcleo de excelência em pesquisa científica e tecnológica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento e ao Programa de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Trabalhou como: professora da UFSC e Univali; colunista de economia do Grupo ND - Record (Jornal Notícias do Dia e NDTV); analista de economia na RBS TV (Jornal do Almoço e News); NSC - Diário Catarinense; colunista da Revista de Gestão Empresarial da Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina - FACISC; Consultora para a CIP Consultores – Espanha; Diretora do Escritório do Governo da Galicia – Xunta de Galicia/Espanha para a América Latina, Diretora de Integração Internacional e Consultora de Economia do Governo de Santa Catarina (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Assuntos Internacionais), livros, artigos científicos publicados, etc.
Debatedora 1: Isabel de Cassia Ribeiro
Economista formada pela Faculdade de Economia da UFBA, com mestrado em gerenciamento e tecnologias ambientais pela mesma Instituição. Atualmente, atua como gerente adjunta na unidade de gestão estratégica do Sebrae Bahia e é presidente do Corecon-BA.
Debatedora 2: Eliane Maria Martins
Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade da Região de Joinville, com especialização em economia para pessoas de negócios pela FAE/PR, possui mestrado e doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau. Vice-presidente do Corecon-SC e à frente das comissões de Educação e Mulher Economista e Diversidade do Regional. Coordenadora do Curso de Economia da UNIVILLE.
Encerramento: Tania Cristina
Graduada em ciências econômicas pela PUC-MG, mestre em ciência política pela UFMG e doutora em economia aplicada pela Universidade de Valencia. Atualmente, é professora adjunta na PUC-MG e na Universidade de Valencia, coordenadora do Nutra/Proex-PUC Minas, conselheira federal do Cofecon, onde coordena a Comissão Responsabilidade Social e Economia Solidária, além de exer5cer a vice-coordenação da Comissão Mulher Economista e Diversidade.
O Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (SINCE) é um evento do Sistema Cofecon/Corecons, com abrangência nacional, realizado bienalmente nos anos pares.
As discussões dos SINCE versarão, prioritária e obrigatoriamente, sobre a atuação dos Conselhos Regionais de Economia, a economia brasileira, incluídos ainda outros temas.