O 28º Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (SINCE 2024) iniciou na última quarta-feira (16), em Balneário Camboriú/SC e trouxe à tona importantes discussões sobre a atuação dos economistas no Brasil e o futuro da profissão. Economistas de todo o Brasil se reuniram para debater as perspectivas do mercado para atuação dos profissionais e o papel dos conselhos regionais no desenvolvimento do país. A cerimônia de abertura contou com a palestra do economista Gesner Oliveira, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e análises do presidente do Conselho Regional de Economia de Santa Catarina (Corecon-SC), André Koerich, e do presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Paulo Dantas da Costa. Ambos destacaram a importância da atuação dos economistas na construção de um Brasil mais justo e equilibrado.
“O SINCE é uma oportunidade para debater questões fundamentais sobre a profissão e o papel dos economistas nas transformações sociais e econômicas do país. O objetivo é promover a troca de ideias e traçar ações conjuntas que contribuam para o desenvolvimento sustentável e equilibrado do Brasil”, afirmou André Koerich, presidente do Corecon-SC.
Paulo Dantas da Costa, presidente do Cofecon, ressaltou o compromisso da entidade com a valorização da profissão e iniciativas de inclusão. “Esse evento é fundamental para reforçar o trabalho que estamos realizando na regularização da profissão de economista e na promoção de fóruns que acolham a pluralidade. Queremos que o economista seja uma figura presente nas mais diversas áreas de atuação, contribuindo para a elaboração de políticas e orçamentos que impactam diretamente a sociedade”, destacou.
A abertura da programação contou com a palestra do economista Gesner Oliveira, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e consultor com vasta experiência na iniciativa privada e pública em diversos setores. Com o tema "Como estimular a infraestrutura e abordar as mudanças climáticas", Oliveira ressaltou que as empresas precisam ter mais atenção com o meio ambiente e que os negócios precisam ter um impacto ambiental positivo e ter boa governança para um crescimento sustentável. “A economia é lenta, mas a política é mais lenta ainda. Então, é necessaŕio ter planejamento, pois a sustentabilidade impacta a economia no Brasil”, comentou.
O simpósio seguiu com discussões sobre o combate ao aquecimento global que possui características de um bem público, sendo não rival e não excludente, ou seja, seus benefícios não são limitados a um grupo específico, mas à sociedade como um todo. Além disso, o papel da infraestrutura no contexto ambiental foi destacado, especialmente no que diz respeito ao uso e gestão da água, um recurso vital que ainda não recebe a devida atenção e investimento.
A programação incluiu ainda uma homenagem especial aos 60 anos de fundação do Corecon-SC. A cerimônia relembrou momentos marcantes da trajetória do Corecon-SC, desde sua criação em 1964, quando a 7a Região foi desmembrada do Rio Grande do Sul, até as conquistas mais recentes, como a promoção do Prêmio Acadêmico Catarinense de Economia (PACE) e o Desafio "Quero Ser Economista".
O primeiro dia do SINCE foi encerrado com a entrega da tradicional Premiação Brasil de Economia, que reconheceu os melhores trabalhos em diversas categorias. O evento continua até sexta-feira (18), com uma série de debates e palestras sobre os rumos da economia brasileira.
Premiações:
Categoria Monografia de Graduação
1o lugar: Julia Garani Franco – Universidade Estadual de Londrina
2o lugar: Lucas Hirata Leme – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
3o lugar: Manoel Senhor Tibúrcio da Silva Neto – Universidade Federal de Sergipe
4o lugar: Flavio Vinicius Silva Ferreira de Souza – Universidade Federal Fluminense
5o lugar: Eduardo Silveira de Almeida Fabres – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Categoria Artigo Técnico/Científico
1o lugar: Luiz Fernando de Paula e Tiago Rinaldi Meyer – CORECON Rio de Janeiro
2o lugar: Benito Adelmo Salomão Neto – CORECON Minas Gerais
3o lugar: Thais Andreia Araujo de Souza e Ricardo Dathein – CORECON Paraná e CORECON Rio Grande do Sul
Categoria Artigo Temático
1o lugar: Luciano Ferreira Gabriel – CORECON Minas Gerais 2o lugar: André Luiz Gomes Nassif – CORECON Rio de Janeiro
3o lugar: Adriane Aparecida Barbosa do Nascimento – CORECON Mato Grosso
Categoria Livro de Economia
1o lugar: Luciano Ferreira Gabriel – CORECON Minas Gerais
2o lugar: Alexandre Fávaro Lucchesi – CORECON São Paulo
3o lugar: Arnaldo José Chama dos Santos – CORECON Pernambuco
Clique aqui e confira a programação completa do SINCE 2024!
Galeria de Fotos