O Presidente do CORECON-SC, Econ. André Koerich, esteve presente na manhã do dia 21 de junho, em reunião do IBGE, para apresentação do CENSO 2022, com dados preliminares da cidade de Florianópolis/SC. A reunião foi realizada na Câmara de Vereadores da Capital.
O CORECON-SC parabeniza o trabalho do IBGE e dos recenseadores, reconhecendo a importância dos resultados obtidos para a elaboração de políticas públicas de qualidade.
Dos dados apresentados, conclui-se que a nossa população está crescendo, envelhecendo e com menos moradores por domicilio.
As informações do Censo são essenciais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos públicos e privados. Ele também é o responsável por reunir dados etários e fazer a contagem da população.
O Censo Demográfico é a principal fonte de referência para conhecer as condições de vida da população. É através dele que temos acesso aos dados que refletem a realidade do país. No Brasil, ele é realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através dos recenseadores, que são as pessoas que passam de casa em casa para fazer essa pesquisa e entender o que está acontecendo com a maioria da população. O IBGE é um instituto público da administração federal brasileira, criado em 1934 e instalado em 1936 com o nome de Instituto Nacional de Estatística.