Visão Geral de Privacidade
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas.
Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies. Leia mais
ACEITAR
Desempenho de Santa Catarina surpreende no 9º Desafio Quero Ser Economista
Desempenho de Santa Catarina surpreende no 9º Desafio Quero Ser Economista - Corecon/SC

Os alunos e alunas de Santa Catarina mostraram excelente desempenho no 9º Desafio Quero Ser Economista, consolidando-se como uma força no cenário nacional. O estado encerrou o período de inscrições com 40% do total de participantes do país. Alunos de 153 municípios catarinenses participaram do desafio, sendo que 14 dos 27 municípios com mais inscritos no Brasil eram de Santa Catarina. Com 2.485 alunos inscritos, a maioria de escolas públicas, o estado não apenas liderou o número de participantes, mas também classificou 22 dos 30 finalistas na primeira etapa. Dos 10 primeiros colocados na etapa final, 9 são de Santa Catarina, reafirmando o estado como um celeiro de jovens talentos na área econômica.

Desempenho de Santa Catarina surpreende no 9º Desafio Quero Ser Economista - Corecon/SC

Monte Castelo, uma cidade com pouco mais de 7.700 habitantes, teve destaque especial. Dos 10 finalistas, 5 eram da cidade. Cintia Werner Lemos e Maira Alessandra Fernandes dos Santos, da Escola de Educação Básica Valentin Gonçalves Ribeiro, conquistaram o 2º e 3º lugar, respectivamente. Cintia somou 3.053 pontos, enquanto Maira obteve 2.885 pontos. A vencedora do Desafio foi Yasmin de Deus Rodrigues, do Rio de Janeiro, com 3.082 pontos.

Desempenho de Santa Catarina surpreende no 9º Desafio Quero Ser Economista - Corecon/SC

Com a coordenação das professoras Gessica Pedroso Melnik da Silva Moraes e Franciele Fernandes, 24 alunos da E.E.B Valentin Gonçalves Ribeiro se prepararam para o Desafio Quero Ser Economista, destacando o envolvimento da escola no evento.

Segundo Carlos Eduardo Pitz, Conselheiro do Corecon-SC e coordenador do Desafio em Santa Catarina, "este número de inscritos ajuda diretamente na promoção das Ciências Econômicas em nosso estado. A soma de vagas ofertadas para a graduação em Santa Catarina é de 850 por ano. Por outro lado, é imensurável a contribuição do nosso Conselho de Classe para esses alunos e alunas que têm a oportunidade de mudar o rumo da história econômica do nosso país, à medida que passam a dominar conteúdos relevantes das Ciências Econômicas já na juventude."

O presidente do Corecon-SC, André Koerich, também ressaltou a importância da iniciativa: "O Desafio Quero Ser Economista fala para o principal público, o futuro profissional de economia. Apresenta a ele o tema e cria a semente, o interesse em ser um profissional da área. Na minha opinião, é a principal ação realizada pelo Conselho Federal. O Corecon-SC deve fazer esta ferramenta chegar às escolas, aos alunos. Enfim, uma ferramenta vocacional de extrema qualidade e importância."

A competição, realizada entre setembro e outubro, foi promovida pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon) com apoio do Corecon-SC, além da colaboração da Secretaria Estadual de Educação e de professores comprometidos com o futuro de seus alunos. Os três primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro. O Desafio Quero Ser Economista oferece uma oportunidade para que estudantes do ensino médio se aprofundem em temas econômicos de maneira interativa e prática, preparando-os para o futuro profissional.

De acordo com Paulo Dantas da Costa, presidente do Cofecon, o Desafio “permite que os jovens mergulhem em questões econômicas práticas, além do conteúdo teórico, promovendo a troca de ideias e o debate”. O evento também estimula o desenvolvimento de habilidades analíticas essenciais para o mercado de trabalho.

Resultado Final:
1º Lugar: Yasmin de Deus Rodrigues (RJ) - 3.082 pts
2º Lugar: Cintia Werner Lemos (SC) - 3.053 pts
3º Lugar: Maira Alessandra Fernandes dos Santos (SC) - 2.885 pts

Outros destaques de Santa Catarina:
Guilherme Celva (Joinville) - 2.850 pts
Eloíza Buzzi (Doutor Pedrinho) - 2.850 pts
Henryque Salomão Pires (Monte Castelo) - 2.830 pts
Samilly Tonello Bedin (Seara) - 2.701 pts
Vitória Helena Bertoncello (Monte Castelo) - 2.676 pts
Flávia Helena Meister (Monte Castelo) - 2.630 pts
Cauane Rosa (Seara) - 2.615 pts