Floripa sediará o 26º ENESUL debatendo temas relevantes para os profissionais de economia

3º Encontro de Peritos, aprendizado e networking na Ilha da Magia

Saiba mais sobre o

26º ENESUL + 3º Encontro de Peritos

O ENESUL é o Encontro dos Economistas da Região Sul, realizado anualmente em sistema de rodízio entre os Conselhos Regionais de Economia dos três Estados da Região Sul (PR/SC/RS) e, este ano, a cidade de Florianópolis sediará a vigésima sexta edição do evento.

Junto com o 26° ENESUL ocorrerá também o 3° Encontro de Peritos em Economia e Finanças da Região Sul com perspectivas de debater este nicho crescente para atuação profissional do economista, além de networking e troca de experiências entre os peritos em economia.

Tema Central

Diante da dinâmica econômica observada na economia internacional e seus reflexos na economia brasileira, com marco definitivo durante os últimos dois anos de pandemia mundial, os três Conselhos Regionais de Economia da Região Sul decidiram para esta vigésima sexta edição do ENESUL abordar temas que dizem respeito à INOVAÇÃO, INCERTEZA E PERSPECTIVA: REPENSANDO A ECONOMIA DA REGIÃO SUL, projetando suas expectativas, em razão da proximidade do fim da pandemia.

O tema permite analisar as inovações surgidas em decorrência das restrições de convívio social, bem como exame dos rumos atuais e suas consequências futuras para o rumo da economia da Região Sul.

Organização

Este ano o 26º ENESUL está sendo organizado pelo CORECON/SC e uma comissão específica foi criada para esta finalidade... conheça os integrantes:

DIRETORIA 2022
  • Presidente: Econ. SILVIO JOSÉ MARTINS FILHO
  • Vice-Presidente: Econ. BRUNA FURLANETTO
  • Tesoureiro: Econ. PAULO ROBERTO DE JESUS
  • Gerente Executivo: Econ. RODRIGO NIVALDO MARTINS
    • COMISSÃO ORGANIZADORA
      • Econ. SILVIO JOSÉ MARTINS FILHO
      • Econ. BRUNA FURLANETTO
      • Econ. ADRIANO DE AMARANTE
      • Econ. GUSTAVO LIMA SOARES
      • Econ. ANDRÉ LUIZ KOERICH
Data e Local do Evento

Quando? Onde? Sobre Floripa!

Quando?

Nos dias 18 e 19 de agosto de 2022

Onde?

No Castelmar Hotel & Eventos, em Florianópolis/SC

Floripa, Ilha da Magia

Florianópolis, a capital do estado de Santa Catarina no sul do Brasil, é majoritariamente constituída pela Ilha de Santa Catarina, com 54 km de comprimento. É famosa pelas suas praias, incluindo estâncias turísticas populares como a Praia dos Ingleses na extremidade norte da ilha. A sua Lagoa da Conceição, uma lagoa de água salgada, é popular para a prática de windsurf e para excursões de barco. A Ponte Hercílio Luz faz a ligação entre a ilha e a zona comercial continental.

Não perca tempo, faça sua inscrição no 26º ENESUL + 3º Encontro de Peritos agora mesmo!

O QUE VAI ROLAR NOS DIAS 18 E 19 AGO

Confira a Programação do Evento

  • Período Descrição
    13h30 às 14h00 Credenciamento: 3º Encontro de Peritos
    14h00 às 15h00 Palestra de Abertura: “A importância da perícia econômico-financeira como prova na Justiça” Dr. Rodrigo Tolentino de Carvalho Collaço
    Advogado, Desembargador Aposentado e Ex-Presidente do TJSC
    15h00 às 15h15 Coffee Break
    15h15 às 15h35 Apresentação: Introdução à perícia econômico-financeira
    Econ. Ademir Tenfen
    Coordenador do Núcleo de Perícia do CORECON/SC
    15h35 às 16h15 Painel 1: Aspectos relevantes na perícia de apuração de haveres
    Apresentadores: • Econ. André Luiz Koerich (CORECON/SC)
    • Econ. Giovani Mota Moreira (CORECON/RS)

    Mediação: • Econ. Ademir Tenfen (Coordenador do Núcleo de Perícia do CORECON/SC)
    16h15 às 16h55 Painel 2: Liquidação de sentença após a Reforma Trabalhista
    Apresentadores: • Econ. Gustavo da Cunha Raupp (CORECON/RS)
    • Econ. Tiago Jazynski (CORECON/PR)

    Mediação: • Econ. Ademir Tenfen (Coordenador do Núcleo de Perícia do CORECON/SC)
    16h55 às 17h35 Painel 3: Revisionais bancárias e suas principais teses
    Apresentadores: • Econ. Tácio Féres Dagostini (CORECON/SC)
    • Econ. Vanya Marcon (CORECON/PR)

    Mediação: • Econ. Ademir Tenfen (Coordenador do Núcleo de Perícia do CORECON/SC)
    17h35 às 17h45 Encerramento: 3º Encontro de Peritos
    18h30 às 19h30 Credenciamento: 26º ENESUL
    19h30 às 21h00 Palestra de Abertura: “Surpreendedorismo: Empreender com Inovação” Nelson Eiji Akimoto
    Engenheiro Eletricista e Pós-graduado em Desenvolvimento Gerencial. Diretor da NORD ELECTRIC Soluções em Engenharia Elétrica. Co-fundador da RENOVIGI ENERGIA SOLAR. Vice-presidente do PROGRAMA VIVER Ações Sociais. Docente da Fundação Logosófica em Chapecó. Presidente da ACIC Chapecó na Gestão 2020/2021. Eleito “EMPRESÁRIO DO ANO 2011” pela ACIC Chapecó.
    21h00 às 23h00 Coquetel de Confraternização
  • Período Descrição
    10h00 às 12h00 Painel 1: Sustentabilidade e mudança da matriz energética no contexto da economia da Região Sul
    • 10h00 às 10h30 Econ. Francisco Grabovski Neto
    Representante do CORECON/SC

    Economista da Eletrobras CGT Eletrosul desde 2002; Especialista em Economia de Empresas (FAE/PR), MBA em Gestão Mercado de Energia Elétrica – Univali/SC, Mestre em Tecnologia - UFPR. Vice-Presidente SINDECON-SC - 2018-2024 e Conselheiro Suplente/Efetivo CORECON SC - 2017-2022.
    • 10h30 às 11h00 Econ. Dra. Adriana Ripka
    Representante do CORECON/PR

    Professora e pesquisadora, formada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), possui Mestrado e Doutorado em Tecnologia e Sociedade, na linha de pesquisa Tecnologia e Desenvolvimento. Participa de grupos de pesquisa relacionados à Tecnologia, Energia, Políticas Públicas e Dinâmicas de Desenvolvimento Territorial. Atualmente tem trabalhado com pesquisas direcionadas para a evolução do cenário econômico brasileiro, políticas públicas e temas relacionados ao avanço da Indústria 4.0 no Brasil. Atuante no Corecon-PR, como conselheira suplente e Coordenadora do Núcleo GT Mulheres Economistas do Paraná.
    • 11h00 às 11h30 Econ. Paulo de Tarso Gaspar Pinheiro Machado
    Representante do CORECON/RS

    Economista formado pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS -1983. PÓS-MBA em Governança Corporativa e Gestão de Riscos, Escola de Administração e Negócios, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. Mestrado em Agronegócios, Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios, Universidade federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Especialização em Gestão da Qualidade em Meio Ambiente, PUCRS. Especialização em Desenvolvimento Econômico e Análise de Projetos, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD/FAO. Formação em Dinâmica dos Grupos – Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos – SBDG. Foi Diretor-Presidente do Grupo CEEE, Companhia Estadual de Energia Elétrica de Geração, Transmissão e Distribuição do Estado do RS. Foi Vice-Presidente, Associação Brasileira de Companhias de Energia, ABCE. Foi Conselheiro Fiscal, Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS. Foi Secretário de Planejamento e Gestão, Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Atualmente é Consultor e Diretor-Executivo da DTO Estratégia e Governança Ltda.
    • 11h30 às 12h00 Perguntas
    12h00 às 14h00 Intervalo para o almoço
    14h00 às 16h00 Painel 2: Macroeconomia: Inovações, incertezas e expectativas para a Região Sul
    • 14h00 às 14h30 Econ. Dra. Patricia Bonini
    Representante do CORECON/SC

    É professora e pesquisadora no departamento de Ciências Econômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) desde 2009. PhD em Economia pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido. Tem experiência na área de teoria macroeconômica, economia do trabalho, teoria do capital humano. Tem pesquisado sobre mercado de trabalho e diferenciais de salários com enfoque nas carreiras de ciência e tecnologia - STEM.
    • 14h30 às 15h00 Econ. Rodrigo Rafael de Medeiros Martins
    Representante do CORECON/PR

    Economista, Engenheiro de Computação, Especialista em Planejamento e Gerenciamento Estratégico, Private Equity e Venture Capital, Direito empresarial, Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia. Empresário há 30 anos, atua nos setores de Mídia, Tecnologia da Informação e Energia. Foi Diretor de Desenvolvimento Econômico e Projetos Estruturantes da Secretaria de Planejamento do Estado do Paraná e Vogal na Junta Comercial do Paraná. Foi membro do Conselho de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico da Confederação Nacional das Indústrias - CNI e Diretor da Federação das Indústrias do Paraná - FIEP, onde presidiu o Conselho de Política industrial e Inovação, sendo ainda membro do Conselho de Representantes daquela entidade.
    • 15h00 às 15h30 Econ. Luiz Henrique Zago Gaston
    Representante do CORECON/RS

    Técnico Superior Economista da AGERGS da Diretoria de Tarifas e Estudos Econômicos, Mestre em Economia Aplicada Pelo PPGE/UFRGS, Especialista em Contabilidade, Auditoria e Finanças Públicas. Tem experiência em Economia do Setor Público, com Ênfase em Finanças Públicas e Regulação.
    • 15h30 às 16h00 Perguntas
    16h00 às 16h30 Coffee Break
    16h30 às 18h30 Painel 3: Inovações no mercado financeiro: Criptoativos, Fintechs e Investimentos
    16h30 às 17h00 Econ. Lorenzo Sanfelice Frazzon
    Representante do CORECON/SC

    Sócio da Passer Consultoria de Investimentos, responsável pela área de Wealth Management e Investimentos Alternativos. Foi um dos fundadores da Blocko Ventures, 1º Venture Builder brasileira focada em Blockchain e da Investtor, plataforma de compra e venda de Ativos Digitais. Possui mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro. É professor de Fintechs e Moedas Digitais na Pós-graduação da Unochapecó e de Blockchain na Pós-graduação da Sustentare Escola de Negócios. Economista e Mestre em Engenharia de Produção pela UFSM.
    17h00 às 17h30 Econ. Jadye Lima
    Representante do CORECON/PR

    Economista, graduada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE e especialista em finanças, investimentos e banking. Atualmente, dedica-se a mesa de operações em renda variável da WIT Invest e é embaixadora do projeto MLHR3 | Mulheres que Transformam da XP Inc.
    17h30 às 18h00 Econ. Karen Eliza Focchesatto
    Representante do CORECON/RS

    Certified Financial Planner® pela Associação Brasileira de Planejadores Financeiros (Planejar). Pós-graduada em Finanças, Investimentos e Banking pela PUC-RS, economista (Corecon/RS 8.658) pela Universidade de Caxias do Sul com láurea acadêmica e distinção do Corecon-RS. Certificada pela CVM como Agente Autônomo de Investimentos e Profissional de Operações da Bolsa de valores brasileira (B3). Atua há mais de sete anos como assessora de investimentos alta renda na Safe Investimentos, credenciada à XP Investimentos.
    18h00 às 18h30 Perguntas
    18h30 às 19h00 Encerramento

Serão dois dias intensos com muito debate, troca de experiências e grande networking!

A programação do 26º ENESUL + 3º Encontro de Peritos está sendo organizada e poderá sofrer ajustes a qualqer tempo, sem prévio aviso, a depender da confirmação da agenda dos palestrantes e painelistas.

Dados para Pagamento

• Economistas Registrados:
   R$ 60,00
• Estudantes:
   R$ 30,00
• Demais Profissionais:
   R$ 100,00

• Transferência ou PIX
   Banco do Brasil
   Agência nº 3582-3
   Conta nº 103225-9
   CNPJ: 03.705.930/0001-39

Como se Inscrever

1. Preencha e envie o formulário de inscrição neste hotsite
2. Efetue o pagamento da inscrição por Transferêcia ou PIX
3. Envie o comprovante para o e-mail abaixo informando o mesmo CPF da sua inscrição:
gerencia@corecon-sc.org.br

Inscrição

Venha participar deste grande evento!

As inscrições estão encerradas!
Para mais informações entre em contato:
gerencia@corecon-sc.org.br

Organização Corecon/SC
Co-Organização Cofecon
  Corecon/PR
  Corecon/RS
Apoio FIESC
  FEPESE

 
ARIS
  SINDECON-SC